Livros

domingo, setembro 11

Lika Leu: Ball Jointed Alice - Uma história de amor e morte


Livro: Ball Jointed Alice - Uma história de amor e morte
Autora: Priscilla Matsumoto
Editora: Draco


Um livro intenso, imprevisível e completamente inesperado. O Livro fala de amor morte e loucura, mostrando as linhas tênues que distinguem cada um desses aspectos, Isso ocorre por meio de um grupo de personagens, que fugiram de um hospício após anos de abusos físicos, psicológicos e sexuais, que após anos tentando viver uma vida normal do lado de fora, resolvem voltar lá e se vingar.


O livro é narrado pela perspectiva de Frank, um rapaz viciado em sexo e café, que foi abusado pelos pais ainda na infância, e que no hospício conheceu Alice, uma menina louca, que se suicida dando origem a fuga dele e seus amigos. Mas o amor que Frank nutria por Alice era tamanho que ele cria uma ball jointed a sua semelhança, perfeita, mas essa seria sua,  inteiramente sua para sempre.

Apesar de não ser um livro erótico, é um livro com várias cenas de sexo, pois o vicio de Frank não distingue homem, mulher ou boneca, nas isso não é um problema no livro, o sexo ali faz parte do personagem, é seu vicio está presente como suas xícaras de café.

A trama se torna intensa, quando Emi resolve voltar ao hospício e matar a todos, convencendo todos do grupo de participar de seu plano macabro Tay, uma linda menina que aparentemente parece ter bulimia, mas sua real doença só é revelada no final, que ama costurar. Shin, o mais normal do grupo, é um oriental bonito e inteligente, mas que embarca junto com os demais, Frank e Emi.

De volta ao hospício, Frank, percebe que antes de embarcar em tudo aquilo ele precisa se entender, entender determinados porquês. É então que ele foge para fazer o caminho de volta, que ele refaz um longo  caminho em sua vida. E outros personagens surgem para deixar mais rica a trama,

Mais do que isso é quando o livro torna-se mais intenso, pois vamos mergulhando na mente de Frank, ora estamos na realidade, naquilo que ele vê e ora, estamos dentro de sua mente, naquilo que ele projeta, nessa intensidade viajamos por uma versão macabra e bizarra de Alice no país das Maravilhas com diálogos confusos, entre realidades e mundos.

Eu confesso que fiquei pensando como escrever aqui sobre ele, pois amei o livro e sua intensidade, o fato dele ser surpreendente e fora dos padrões, pois realmente foi algo que me fez ver um livro diferente, com uma temática diferente e como o amor, a morte e a loucura podem ser vistas de outros ângulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário